A Comunidade Católica da comunidade Caatinga Grande, zona rural de São José do Seridó se prepara celebrar sua padroeira,Santa Luzia.
Este as festividades em alusão á padroeira será de 11 à 15 de Dezembro de 2024 com vasta programação.
A programação religiosa e cultural será divulgada muito em breve.
SANTA LUZIA
Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua.
“Segundo uma narrativa edificante do final da Idade Média, o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então, ela os arrancou e os ofertou a ele. Entretanto, para espanto de todos, seus olhos se restabeleceram milagrosamente, ainda mais formosos que antes”, diz ele.
Fato é que desde os primeiros séculos do cristianismo ela passou a ser invocada para curar as doenças da visão. Alves comenta que os olhos “são as janelas por onde a luz penetra o nosso ser, permitindo que contemplemos a beleza das coisas e acolhamos, pelo olhar, nossos semelhantes”.
“Ela é invocada não apenas contra a cegueira física, mas também contra a cegueira que nos impede de enxergar que Deus é nossa luz e a vida só vale a pena quando se torna um ato de amor total a ele e ao próximo”, frisa o pesquisador.