Inmet emite alertas de chuvas intensas para todo o RN no feriado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. Os avisos incluem nível amarelo (perigo potencial) para todas as cidades e nível laranja (perigo) para 55 municípios na sexta-feira, entre eles Natal.

Na quinta-feira (30), o alerta amarelo atinge os 167 municípios do estado e segue válido até as 23h59. A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 km/h e 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de ocorrências como queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na sexta-feira (1º), o alerta amarelo permanece para todo o estado até o fim do dia, com condições semelhantes de chuva e vento. Para o mesmo período, o Inmet também emitiu alerta laranja para 55 municípios. Nesse nível, são esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de 60 km/h a 100 km/h, elevando o risco de transtornos como interrupção no fornecimento de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O órgão orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Nas áreas sob alerta laranja, a recomendação inclui, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Municípios sob alerta laranja:

Arez; Baía Formosa; Bento Fernandes; Bom Jesus; Brejinho; Canguaretama; Ceará-Mirim; Espírito Santo; Extremoz; Goianinha; Ielmo Marinho; Boa Saúde; João Câmara; Jundiá; Lagoa d’Anta; Lagoa de Pedras; Lagoa Salgada; Macaíba; Maxaranguape; Montanhas; Monte Alegre; Natal; Nísia Floresta; Nova Cruz; Parazinho; Parnamirim; Passa e Fica; Passagem; Pedra Grande; Pedro Velho; Poço Branco; Pureza; Riachuelo; Rio do Fogo; Santa Maria; Santo Antônio; São Bento do Norte; São Gonçalo do Amarante; São José de Mipibu; São José do Campestre; São Miguel do Gostoso; São Paulo do Potengi; São Pedro; Senador Elói de Souza; Senador Georgino Avelino; Serra Caiada; Serra de São Bento; Serrinha; Taipu; Tangará; Tibau do Sul; Touros; Várzea; Vera Cruz; Vila Flor.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protegido
Site Protegido Site Protegido
Site Protegido