Em São João do Sabugi, o Grupo Teatral Flor de Mandacaru, formado por adolescentes do município, está próximo a culminância do Projeto Trapiá Semente no município. Desde março, oficinas são realizadas abordando o processo criativo de idealizar e montar o espetáculo, e a expectativa é que em setembro, aconteça a estreia.

O grupo tem objetivo de levar para o teatro histórias da cultura local, e os adolescentes escolheram construir a peça com história de João Delmiro, reconhecido na cidade como um gênio das invenções, a frente do tempo.

João Delmiro de Medeiros foi maestro da Filarmônica Honório Maciel, e fazia instrumentos de cordas como banjos, rabeca, violões e cavaquinhos, onde até a lixa para acabamento, ele fazia com papel, cola e areia do rio. Em 1940, ele conseguiu gerar energia na sua casa, a partir de um cata-vento e com esse cata-vento também descopava arroz, milho, e pilava o sal bruto e o café que era torrado em casa.

O Projeto Trapiá Semente é realização da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, através da Lei Câmara Cascudo e cria grupos de teatro em cinco municípios, nesta 3a edição do projeto.

O patrocínio é do Governo do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais e conta com apoio das Prefeituras Municipais.

POR ANNA JAILMA – JORNALISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.