Logo cedo eles se reuniram e começaram confeccionar o tapete, uma mistura de fé em Cristo e muita criatividade.
Um tapete saindo do palco José Pio até o patamar da Igreja Matriz foi confeccionado pelos jovens do EJC e demais associações religiosas da paróquia de São José.
Corpus Christi vem do latim corpo de cristo e é uma data celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia, que celebra a presença real de jesus no pão e no vinho.
A celebração de Corpus Christi não é um feriado nacional e sua adoção depende de legislação específica de cada cidade ou, ainda, da previsão em instrumento coletivo da categoria profissional.
O Corpus Christi – feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia – é comemorado em várias cidades brasileiras através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis “desenham” cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão.
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização.
Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”