Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (22), o deputado Nelter Queiroz (PSDB) destacou as dificuldades enfrentadas pelos moradores das áreas ao redor da Barragem de Oiticica para garantir o abastecimento de água necessário para a subsistência própria, de seus rebanhos e lavouras. O parlamentar ressaltou que a nova legislação sobre o uso da água tem imposto uma burocracia excessiva, prejudicando especialmente as pessoas mais humildes que dependem da barragem para sobreviver.
Como solução, Nelter Queiroz fez um apelo à governadora Fátima Bezerra (PT) e ao titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Dr. Paulo Varella, para a viabilização de poços tubulares e cisternas em pontos estratégicos onde residem essas famílias. Na oportunidade, o deputado anunciou que formalizou requerimento e que buscará apoio junto à bancada federal para destinar recursos para a SEMARH visando atender as necessidades das comunidades afetadas pela barragem em Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando. Nelter também informou que a demanda chegou ao seu mandato através do vereador jucurutuense, Jubira Saldanha.
Em outro trecho de seu pronunciamento, o parlamentar abordou a necessidade de transformar o Campus Avançado do IFRN Jucurutu em Campus Independente. Nelter explicou que, durante uma visita ao Campus, constatou a urgência dessa transformação. O deputado relembrou que a instalação da unidade do IFRN Jucurutu foi resultado de uma luta do então senador José Agripino Maia, durante a gestão do então presidente Michel Temer.
Nelter Queiroz também anunciou sua intenção de viajar a Brasília, no próximo mês, onde buscará audiências com deputados federais e com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir o planejamento e a concretização da transformação do Campus Avançado do IFRN Jucurutu em uma unidade independente. O deputado destacou a importância dessa medida para a região, mencionando o exemplo das cidades de Parelhas e Lajes, que, após intervenções de parlamentares, conquistaram a independência para suas unidades do IFRN.
