A noite deste Domingo (17) ficará marcada nos anais da história conceituando o sentido da palavra cultura, numa cidade simples, ordeira e sobretudo de povo trabalhador e receptivo.

A história de um lugar que tem no algodão mocó no seu auge,com  seu declínio em razão da peste do bicudo, seu ressurgimento com o agro sertão  nos dias atuais e as novas técnicas sem o uso de agrotóxicos,nessa pegada vem a economia fortalecida através das maõs dos  costureiros e costureiras e de seus desbravadores que acreditaram na oportunidade de dar espaço ao progresso.

Na culminância do Projeto Trapiá Semente em São José do Seridó, o grupo de teatro Algodão Mocó trouxe um espetáculo que contou a história do lugar, dando destaque a devoção e a vocação de seu povo.

O roteiro da peça “Vocação e Fé do Povo de São José ” trouxe a história de São José da Bonita, com a lenda do poço que não seca, com a colheita de algodão, com a devoção do povo que faz súplica ao padroeiro diante da peste do bicudo e culmina com São José do Seridó de hoje, com sua economia que tem costureiros e costureiras fazendo história nas confecções do município, e o fortalecimento da fé ao padroeiro.

A história é contada a partir da curiosidade da menina “Joanita” que pergunta ao seu avô sobre a história do lugar. E a criança representa a Joanita sacristã, que tocava o sino, que acolhia padres, músicos, benfeitores da cidade.

Em São José do Seridó estiveram a frente do projeto Rienz Elias, arte educador, Xaulim Dantas, arte educador assistente e coordenador de cultura, e Melquiades da coordenação do NUCA.

O grupo de teatro Algodão Mocó,formado por jovens do NUCA, reascendeu a luz da cultura que o Trupica mais Num Cai gerou e que na noite deste Domingo emocionou,fez vibrar e num enxurrada de aplausos e vibrações trouxe a população à rua para apoiar ao mesmo tempo que pode se deslumbrar com um espetáculo marcante.

O Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá, em parceria com Mapa Realizações Culturais, através da Lei Câmara Cascudo do Governo do RN, pelo edital Transformando Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia.

O projeto tem apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes.

Desde maio o Projeto Trapiá Semente desenvolve oficinas em cinco municípios do Seridó, formando grupos de teatro. Neste mês iniciou a culminância do projeto, com os grupos semeados e regados, florescendo e brotando arte nos seus municípios.

 

POR CARLOS FELIPE (BLOGUEIRO) E ANNA JAILMA (JORNALISTA)

FOTO: Reprodução/Stagran

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.