O Governo Federal lança, nesta segunda-feira (22/4), o Programa Coopera Mais Brasil, voltado para o fortalecimento do cooperativismo, associativismo e de empreendimentos solidários da Agricultura Familiar no País. A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), consiste numa construção de vários ministérios, autarquias e organizações da sociedade civil relacionadas ao tema.
O objetivo principal é desenvolver ações integradas e sistemáticas de formação e capacitação dos agricultores familiares, além de articular, a nível governamental, estratégias e serviços diversos para fortalecer o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares. Busca, primordialmente, a melhoria nos processos gerenciais e o estímulo ao desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos.
Conforme técnicos do MDA, uma das metas do programa é atingir, com o resultado do trabalho, a expansão de redes de comercialização e abastecimento alimentar em todo o p aís, bem como questões como: aumento da produção de alimentos, melhoria de renda e qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.
Lançamento
O lançamento acontecerá durante o seminário nacional intitulado “Coopera Mais Brasil”, que será realizado de 22 a 25 de abril. Acontecerá na sede do Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO), localizado no Setor de Chácaras Marajoara, próximo ao Distrito Federal.
Estão confirmadas as participações de 450 lideranças de cooperativas e associações de todo o Brasil ligadas às principais redes e articulações cooperativistas. Dentre as quais, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil (Unicrab), Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), entre outras.
São parceiros do MDA no programa, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Programação
Logo após o lançamento do programa, será realizado um painel sobre os desafios e as perspectivas do cooperativismo e do associativismo na produção e abastecimento de alimentos no País durante a tarde. Isso, com a participação de técnicos, cientistas e acadêmicos, além de representantes de assentamentos rurais.
No segundo dia (23/4), serão realizados dois painéis. Durante o período da manhã, para debate sobre experiências de políticas estaduais de estímulo ao cooperativismo e associativismo da Agricultura Familiar. E à tarde, sobre ações interministeriais a serem implementadas no âmbito do Programa Coopera Mais Brasil.
No terceiro dia (24/4) e no quarto e último dia (25/4), será realizado encontro de cooperativas e associações por organização em rede, que culminará com a realização, ao final do evento, de uma plenária final com todas as centrais.
Por: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)