O algodão mocó faz parte das raízes de São José do Seridó. E é com nome de “Algodão Mocó” que foi semeado, regado e agora floresce, o Grupo de Teatro formado por crianças e adolescentes do município.
No próximo domingo 17, às 20h30, acontece o espetáculo “Vocação e Fé do Povo de São José “, no patamar da Igreja Matriz. O espetáculo traz a história de São José da Bonita e São José do Seridó, o passado e o presente entrelaçados pela cultura do cultivo do algodão mocó até a chegada das tecelagens, e novas indústrias.
O roteiro inspirado nas raízes do lugar, envolve o desafio do bicudo, a fé do povo sertanejo, a chuva como graça alcançada, e o mundo da costura, que faz daquele que cultivou o algodão no passado, o costureiro/a costureira das confecções de hoje.
O Projeto Trapiá Semente é realizado pela Associação Cultural Trapiá em parceria com a Mapa Realizações Culturais, e tem o objetivo de semear o teatro nos municípios, capacitando adolescentes no saber fazer teatro, incluindo todo o processo artístico da montagem do espetáculo.
Em São José do Seridó o Grupo de Teatro Algodão Mocó tem como arte educadores Rienz Elias e Xaulim Dantas, sendo um grupo de 22 adolescentes.
O financiamento do projeto é pela Lei Câmara Cascudo e edital Transformando Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia, com patrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto e Neoenergia Cosern, contando com apoio da Prefeitura Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.