A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa vai começar na próxima quarta-feira (1º) no Rio Grande do Norte, segundo informou o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn).
A campanha segue durante todo o mês de novembro e tem como objetivo imunizar apenas os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.
O Rio Grande do Norte não apresenta casos da doença há mais de 20 anos e é reconhecido como área livre da febre aftosa com vacinação, pelos critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde maio de 2014.
Segundo o Idiarn, o estado agora busca o status de livre da febre aftosa também sem vacinação.
“Estamos iniciando mais uma campanha e a expectativa é sempre de manter um alto índice de cobertura vacinal, sempre ali, acima dos 90%, e é com esses números que podemos pensar na retirada da obrigatoriedade da vacinação para os próximos anos”, explicou o diretor-geral do Idiarn, Mário Manso.
A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.
Nesta etapa, o órgão de inspeção estadual inicia a campanha utilizando um novo sistema informatizado, o Sidiarn, que visa ampliar e agilizar os serviços prestados aos produtores. A migração para o novo sistema aconteceu sem qualquer perda de dados ou informações em relação as campanhas anteriores de vacinação, segundo o Idiarn.
Por g1 RN