29ª FIART é aberta oficialmente e governadora faz entrega dos certificados dos Mestres Artesãos


A 29ª edição da FIART – Feira Internacional do Artesanato, foi aberta oficialmente pela governadora do estado, Fátima Bezerra, na noite dessa segunda-feira (22). O evento, que é realizado anualmente, tem o objetivo de aproximar, valorizar e dar espaço às manifestações tradicionais, economia solidária, agricultura familiar, artesanato indígena e mostra de grupos folclóricos e populares, a FIART 2024 se estende até domingo, 28, no Centro de Convenções de Natal, das 16h às 22h. Também presentes o presidente da Câmara Municipal de Natal e prefeito em exercício, Eriko Jácome, e demais autoridades.

A governadora Fátima Bezerra foi recebida pelo diretor da FIART, Neiwaldo Guedes, e logo em seguida assistiu a apresentação do Grupo Girassóis e desfile de moda. “A FIART não é um evento qualquer, nós estamos caminhando para celebrar os 30 anos da Fiart no Rio Grande do Norte. E ao longo dessa trajetória o que a gente tem presenciado, para nossa alegria, é o evento se firmando como um dos maiores eventos no que diz respeito ao artesanato e à cultura, não só no Rio Grande do Norte, mas no Nordeste e no Brasil”, diz a governadora, lembrando que a FIART ultrapassa as divisas do RN com a presença de outros estados, como Paraíba, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, entre outros, além da presença de convidados internacionais.

Durante a abertura, a governadora fez a entrega dos Certificados dos Mestres Artesãos. Artesãos certificados: Maria dos Anjos (Tipologia Fibra); Pedro Jussiê (Tipologia Madeira); Josimar Duarte (Tipologia Areia); Sebastião Aldo (Tipologia Argila); Maria do Carmo (Tipologia Argila); Raul mamulengo (Tipologia Madeira); Fábio Di Ojoara (Tipologia Metal); Vó Maria de Lourdes (Tipologia Fios e Tecidos); José de Santana (Tipologia Madeira); RHASEC (Tipologia Pedra Sabão); Maria Josinete (Tipologia Fibra); Cícera de Assis Cirino (Tipologia Fibra) e Edvaldo Santiago (Tipologia Argila).

A FIART é uma excelente oportunidade para o público potiguar e os turistas que visitam Natal em janeiro e, uma grande vitrine para os artesãos e fazedores de cultura do país. A Feira é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal; organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.