A cidade de São José do Seridó, no seridó do Rio Grande do Norte, é uma cidade que teve uma identidade com a indústria e geração de emprego e renda desde seus primórdios. Primeiro veio a cultura do algodão,importante gerador de emprego e renda na agricultura local, fomentando serviços e sobretudo sendo importante na economia da cidade. Esta cultura teve um declínio em razão da praga do bicudo que é considerado a principal praga dos algodoeiros nas Américas. Se não controlado corretamente, a praga pode causar perdas de até 70% da produção em função da sua alta capacidade de reprodução e elevado poder destritutivo do cultivo do algodão.
Mais tarde teve as usinas de castanha do grupo SORIEDEM, sendo uma fonte de emprego e renda importante nos anos 80, depois foi o setor têxtil que voltou a aquecer a economia com a chegada dos teares das tecelagens que por muitos anos empregou muitos chefes de família, ainda nos anos 90 e inicio dos anos 2000 as bonelarias e as primeiras oficinas de costura , inicialmente criadas pelo visionário Simão José de Medeiros, foram de fundamental importância para o fortalecimento do cenário têxtil, também através de Simão e Jaédson nasceram as bonelarias que foram e são geradoras de emprego e renda para a comunidade.
Nos dias atuais as oficinas de costura são responsáveis pela geração de mais de 700 empregos diretos,sendo a mola propulsora da economia e da geração de emprego e renda do lugar.
Por este motivo,com o incentivo do poder público, as oficinas de costura se espadiram e com isto a cidade é conhecida como a vitrine estadual quando o assunto é costura, tendo inclusive a melhor mão de obra qualificada do Estado.
Próximo 25 de maio a cidade celebra o dia do costureiro e esta data é celebrada com muita festa e esse ano a praça de eventos Edilza Dias receberá as atrações Rodolfo Lopes, JM Puxado e Ramon Arrocharme para abrilhantar este grande e festivo que será comemorado por todos os profissionais da costura e a comunidade local.
A festa dos costureiros é um evento que já faz parte do calendário cultural da cidade de São José do Seridó.