A literatura transforma as pessoas torna-as mais abertas,e, em sua grande maioria sou a proximidade com a leitura faz com que a indentificação com literar vem em seguida. Quem gosta de ler geralmente tem facilidade para escrever.
Num mundo onde os valores estão sendo sequestrados nascem jovens destemidos, determinados a manter viva a alma literário, o bom conceito de cidadão.
Gleydson Brito, de 16 anos é um destes bons exemplos, um espelho para juventude de hoje e de amanhã,presente e futuro.
Pouca idade, no entanto muitos sonhos, muita fé e sobretudo cidadania e amor ao “Ler” ao escrever,mantendo viva esta chama que é melhor defesa, a melhor arma A EDUCAÇÃO.
Cursando o 1º ano na Escola Estadual Raimundo Silvino da Costa é neto/filho da atleta Rosenilda Almeira (Rosa) residente no Bairro Nova Bonita em São José do Seridó-RN.
Lider administrativo do NUCA ,Coroinha, Musico Saxofonista na filarmônica Jimmy Brito e ator, no projeto Trapiá Sementes, gosta de se envolver nas ações que concedam ao jovem a manuntenção dos seus direitos mas que também haja o cumprimento de seu dever e escritor.
Este é Gleydson, um jovem sonhador e autêntico, um espelho para a juventude, uma certeza de que os jovens só precisam de atenção, oportunidade e reconhecimento e sobretudo respeito á suas idéias e sonho.
O livro lançado recentemente pelo jovem chama-se “O Fantástico mundo de Elliot” e foi desenvolvido em casa ,em noites inspiradoras como ressalta o escritor Gleydson.
No enredo do livro ele conta a história de um garoto normal que vai parar em outro mundo e com ajuda de amigos ele consegue voltar para casa. Para o jovem escritor ‘’ esse livro mostra a importância da perseverança, de lutar, nos desafios , e conseguir retornar á seu lar”.Na arte literária o jovem escritor São José Seridoense aproveitou momentos ócios para expor ideias e contribuir positivamente com a literatura.
Gleydson informou que deseja produzir outras obras literárias e deixa uma mensagem para os jovens:
‘’Nós jovens somos o futuro do Brasil, o futuro do mundo,que cada um der o melhor de sí, pra construir e consquistar o nosso presente para que tenhamos um futuro melhor’’.Disse.
Teatro, música, literatura, religiosidade, juventude, NUCA,em cada ação a entrega e o desejo de concretizar seus sonhos,assim se descreve o jovem escritor Gleydson que já pensa em começar a preparar uma nova obra.
O mobilizador do NUCA e Orientador Social Melquides Melquides classifica o jovem Gleydson como ‘’Promissor”:
“Gleydson é um adolescente promissor. Quando entrou no NUCA apresentava muita timidez, porém, muito conhecimento das causas sociais e de literatura, autores, gêneros literários. Ele é um dos principais adolescentes mobilizadores de NUCAS do RN, hoje. E sua obra prova o quanto ele é inteligente e determinado.’’Concluiu.