POR ANNA JAILMA-JORNALISTA/Agência de reportagem Saiba Mais.
Adolescente de São José do Seridó é destaque do UNICEF Brasil
Em São José do Seridó, o Núcleo de Participação e Cidadania de Adolescentes (NUCA), criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tornou-se referência como grupo atuante na participação de adolescentes em comunidade. Este ano, o grupo conta com 75 inscritos. Entre os participantes do NUCA está Gleydson Dallyson Pimenta de Brito, de 16 anos, que neste mês foi destaque na página do Unicef Brasil.
O destaque dado a Gleydson, é referente à sua atuação no município, como adolescente do NUCA, músico na Filarmônica Jimmy Brito e escritor, com livro recém-lançado. Ele integra o NUCA há 2 anos e atua no Grupo de Teatro Algodão Mocó, do projeto Trapiá Semente, que foi criado em São José com participação dos adolescentes do NUCA, que estrearam o espetáculo “Vocação e Fé do Povo de São José”.
Na música, Gleydson teve influência do seu avô que, mesmo não sendo músico, admirava a filarmônica e apreciava principalmente o som do saxofone. Glaydson iniciou na filarmônica tocando outro instrumento, mas acabou aperfeiçoando-se em saxofone.
“Meu avô Antônio era apaixonado pelo som do saxofone, então, eu decidi que iria testar. Depois de 3 anos tocando trompa, decidi trocar de instrumento, e foi quando minha paixão pela música instrumental começou. Infelizmente, ele nunca conseguiu me ver tocando, mas, quando toco meu saxofone, sinto que lá está ele, me olhando tocar, escutando seu neto tocar. Minha história na música se resume a isso”, conta Gleydson.
O NUCA propõe incluir os adolescentes na construção das políticas públicas para que enxerguem as dificuldades, identificando potencialidades e criando soluções na comunidade onde vivem. Em São José do Seridó, o grupo agrega-se ao teatro, desenvolve atividades sociais de apoio à comunidade, realiza apresentações culturais, abertas ao público, e tem criado na comunidade, o espaço de destaque para o protagonismo destes adolescentes e jovens.
Em São José do Seridó, o mobilizador é Melquides Medeiros. Ele cita que logo de início percebeu o potencial de Gleydson.
“O NUCA é criado pelo Unicef para que os municípios, que concorrem ao Selo Unicef, tenham participação ativa dos adolescentes, na construção das políticas públicas, na melhoria dos índices da cidade, na discussão sobre racismo, envolvimento das mulheres na política e na sociedade, questões climáticas e ambientais, LGBT Fobia, evasão escolar, enfim, os problemas que vivenciamos. Gleydson é participativo, criativo, proativo, inteligente, e logo identificamos sua capacidade de liderar grupos. Então sempre incentivamos, porque conhecemos seu potencial”, disse Melquides Medeiros, mobilizador do NUCA, em São José do Seridó.