Com a presença de coordenadores das cidades que estão inseridas no projeto agro sertão, uma realização do Instituto Riachuelo em parceria com a EMBRAPA, SEBRAE e prefeitura de São José do Seridó, foi realizada hoje a ação de beneficiamento do algodão no galpão da comunidade Caatinga Grande.
Lá está instalada a máquina beneficiadora do algodão. Esta máquina é um experimento de seu iedalizador e da EMBRAPA e segundo Arenilson , tecnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a máquina que está sendo utilizada no beneficiamento é um projeto de uma parceria da EMBRAPA com a empresa idealizadora da máquina.
Nesta terça-feira,5, foi possível ser ver beneficiamento do algodão onde sua pluma é preparada para venda e os demais derivados são reutilizados pelos produtores para complemento na alimentação do rebanho.
O projeto é uma realização do Instituto Riachuelo e tem como parceiros EMBRAPA Algodão, SEBRAE e prefeitura municipal. Em São José do Seridó tem apoio do setor empresarial têxtil.
Para a Engenheira Têxtil Renata Fonseca,representante do Instituto Riachuelo, ”o mais importante do projeto é que tem a compra garantida além de ser um programa agroecológico sem a utilização de insumos químicos.”
O secretário de agricultura de São José do Seridó, Mariozam Medeiros ressaltou que projeto já deu certo e que a gestão municipal, nas pessoas de Jackson Dantas e Ricardo Medeiros, através da SEMAPE, secretaria a qual gerencia, está a postos para garantir o sucesso e a permanência deste projeto que é de grande importância no fomento da economia local.
A comunidade Caatinga Grande/Assentamento Seridó fica a pouco mais de 10 Km da sede do município de São José do Seridó-RN.