Aconteceu nesta sexta feira,6, na Governadoria, reunião com governadora Fátima Bezerra sobre a barragem Poço de Varas.

Participaram da Reunião além da governadora, os secretários,  Paulo Varela, Adriano Gadelha e Ivanilson Maia; o diretor Técnico do IGARN, Procópio Lucena; o diretor presidente do IDEMA Werner Farkatt; o diretor técnico do IDEMA, Jonielson Oliveira; Maria de Fátima Alves-prefeita de Coronel João Pessoa, Célio Gonçalves-prefeito de São Miguel; Fábio Carvalho- chefe de gabinete São Miguel ,Francisco Alves(Pachica)-Ex-prefeito de Coronel João Pessoas e Mytsa Carla-Vice prefeita de Coronel João Pessoa.

Na ocasião o governo do estado, através do IDEMA autorizou  a licença prévia para a obra da Barragem. Com essa  Licença Prévia, agora será dado andamento as demais fases da obra como: desapropriação, obtenção da Outorga do CERTOH, Licença de Instalação, licitação e execução da obra social e física!

A Barragem Poço de Varas é um sonho deste 1915 da população de São Miguel, Coronel João Pessoa, Encanto e Venha Ver.

 Já tem os Projetos Básico e Executivo elaborados e terá uma capacidade  de acumular 25.8 milhões de metros cúbicos de água.

A obra física e social custará em torno de 45 milhões de reais.

A barragem Poço de Varas  é um empreendimento estratégico para garantir a segurança hídrica, a segurança alimentar, a irrigação, perenização do rio encanto, geração de emprego e o desenvolvimento sustentável com justiça socioambiental e econômica para o território beneficiado com a obra.

Essa Barragem está prevista no plano estadual de recursos hídricos do RN, no plano nacional de segurança hídrica, no PAC 3 e é prioridade do governo federal e governo do estado.

A governadora assumiu o compromisso de junto com bancada estadual e federal e os prefeitos e prefeitas da região buscarem no governo do presidente Lula a liberação dos recursos necessários para até 2026  entregarem à população esse sonho de mais de 100 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.