A longevidade é uma das marcas importantes em São José do Seridó podendo exemplificar Antonio Bernardo que faleceu com 105 anos e Antonio Balbino com 106 anos.
No próximo dia 23 de dezembro de 2023 quem estará contando 100 anos de vida com muita saúde e lucidez é o ex vereador, líder comunitário,sindicalista, servidor da igreja católica,ex militar do exército e agricultor Sebastião Clemente de Oliveira.
Na sua trajetória ,Bastião Clemente ,como é carinhosamente tratado, nasceu em 23 de dezembro de 1923,na comunidade Barra do Rio, zona rural de Jardim do Seridó.
Em 1945 foi convocado para o exército brasileiro e em 1946 ao retornar casou-se e teve uma família com 15 filhos, 5 deles morreram em aborto e dos dez restam 9 por que teve um filho que faleceu em São Paulo.
Na sua trajetória além de agricultor atuou nos movimentos sindicais ajudando a fundar o sindicato rural de São José do Seridó,mais tarde ingressou na política disputando pela primeira vez em 1968,ficando na suplência e assumiu, logo após o falecimento do então vereador Chico Estevam,o mandato de vereador, foi candidato a reeleição e se elgeu e na sua segunda reeleição não obteve êxito após sofrer um acidente de carro e não participar da campanha. Mais tarde, já nos anos 2000 foi presidente por duas ocasiões da Associação de moradores do Bairro Nova Bonita, onde reside.
No campo da politica apresentou dezenas de projetos no legislativo, com destaque para a o pedido para construção de uma unidade da policia militar no municipio, implantação e melhorias no sistema telefônico da época e deu nome de Olindina Medeiros a biblioteca pública do município.
Na área social serviu a igreja católica e adquiriu máquinas no objetivo de fundar uma fábrica de costura no bairro onde foi presidente além de um terreno e posteriormente um quarto para sede da Associação.
Aos 99 anos Bastião ainda é ativo e participa semanalmente do encontro de idosos no CRAS pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e está sempre ativo em todas ações realizadas pelo grupo.
Recentemente foi homenageado pela paróquia de São José e também pelo poder legislativo municipal.
Pois é. Com uma biografia dessas Sebastião Clemente esbanja saúde e lucidez e é uma pessoa presente nas ações sociais do município e com fé em Deus no próximo dia 23 de Dezembro celebrará seus 100 anos de vida com muito vigor.