Representado pela vice-presidente titular da sétima região de saúde (metropolitana) e gestora de saúde de Extremoz, Maria de Jesus, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) esteve presente, nesta quarta-feira (6), do encerramento do Projeto FortaleceRAS, intitulado 3º Mostra de Experiência Exitosas e Oficina de Monitoramento do Projeto FortaleceRAS do Rio Grande do Norte.
O encontro aconteceu na unidade da UNifacex, na Cidade Alta, no município de Natal e contou também com representações da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), do Ministério da Saúde e foi voltado aos municípios de Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, integrantes da 7ª Região de Saúde do Estado.
De acordo com a representante do Cosems-RN, o Projeto FortaleceRAS é conduzido pelo HCor de São Paulo com o objetivo de apoiar a implementação das linhas de cuidados de Sobrepeso e Obesidade (SPO), Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), de forma escalonada, nos municípios.
“O evento teve o objetivo de encerrar o ciclo 2023 do FortaleceRAS no Estado do Rio Grande do Norte, além de dialogar sobre os planejamentos futuros dos municípios em relação às cinco linhas de cuidado: SPO, DM2, HAS, AVC e IAM”, pontuou Maria de Jesus. Ainda em sua fala, a secretária de saúde de Extremoz e representante do Cosems, ainda destacou algumas realizações proporcionadas pelo FortaleceRAS no município de Extremoz, dentre outros.
A titular da Sesap, Lyane Ramalho, destacou atuação e parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte na melhoria das ações e serviços de saúde realizados no Estado.