O Curta Caicó é um festival de cinema realizado em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, desde 2018.
O evento surgiu com objetivo de fomentar a produção audiovisual na região Seridó com a realização de mostras de filmes, para estimular a formação de público, além da realização de oficinas de formação em cinema e debates com realizadores do segmento.
Nesta terça-feira,3, o projeto de levar o cinema as comunidades esteve em São José do Seridó onde contou a história de D. Birina e de como ela começou na sua fabricação de raiva.
A praça Manoel Teodoro se transformou num cinema á céu aberto onde pessoas de várias idades foram ver o filme que tem como personagem principal Severina Medeiros Pereira- Dona Birina.
De acordo com o jornalista de cinema, Raildon Lucena, um dos idealizadores do Curta Caicó, a homenagem á D. Birina surgiu após uma oficina de cinema com jovens da Escola Estadual Raimundo Silvino da Costa trazida pelo Curta Caicó.
Raildon conta que foram os jovens estudantes que escolheram D Birina para ser a personagem do filme que foi feito com os alunos junto com um professor de cinema de Pernambuco que foi trazido através do festival e os próprios alunos escolheram Dona Birina para fazer uma homenagem.
No filme ‘’Passa Raiva” Dona Birina conta um pouco de sua história.De sua indentificação com a fabricação de raivas que ela aprendeu ainda na sua infância.
Na oportunidade também foram entregues certificados aos alunos que participaram do curso.
CURTA NA KOMBI
Várias cidades foram agraciadas com a presença do cinema na rua através do Curta Caicó- Curta na Kombi trazendo salas de cinema para várias cidades onde não tem cinema.
Raildon ressaltou que para ele e para seu sócio da Referência Comunicação Diego Vale é motivo de grande alegria levar o cinema para as cidades.