O XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, uma iniciativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), teve suas atividades encerradas nesta sexta-feira (3). Atividades desenvolvidas pelo Conares e discussões em torno dos “Desafios e perspectivas da Atenção Primária à Saúde como coordenadora do cuidado” e “Estratégias da saúde digital para o RN”, pautaram o último dia de debates.

No evento, se fizeram presentes diversos atores – locais e nacionais – do Sistema Único de Saúde (SUS) que proporcionaram reflexões, experiências e encaminhamentos visando o diálogo, resolutividade e comunicação entre os 167 municípios norte-rio-grandenses.

Como produto final, os congressistas elaboraram a “Carta de Natal”, documento com 15 propostas de avanço para o SUS potiguar, construído com base nos debates levantados, durante os três dias de evento, sobre os pilares da qualificação do pacto federativo, do efetivo cumprimento das responsabilidades dos entes federados e do fortalecimento da participação da comunidade no Sistema Único de Saúde.

“Reiteramos nosso compromisso com a saúde de todos os cidadãos norte-rio-grandenses e com a consolidação e defesa do SUS como política de Estado. Com a Carta de Natal, propomos uma agenda para fortalecer o processo de implementação do SUS, avançando na construção das Redes de Atenção como estratégia da garantia da integralidade no Sistema Único de Saúde”, frisou Maria Eliza Garcia, secretária municipal de saúde de Doutor Severiano e presidente do Cosems-RN.

“CARTA DE NATAL”

Confira a íntegra do documento: https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2024/05/XVI-CONGRESSO-CARTA-DE-NATAL-Versaofinal.pdf.

CONTEÚDO RELACIONADO

Saiba mais: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/oficina-conares-e-paineis-sobre-vigilancia-e-atencao-especializada-em-saude-pautam-segundo-dia-do-xvi-congresso-de-prefeituras-e-secretarias-municipais-de-saude/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.