O município de Lucrécia, na região Oeste, ficou conhecida por ter apresentado apenas 9 candidatos para as 9 vagas de vereador.
Foi nas eleições de 2016, que também se caracterizou pela candidatura única da atual prefeita Ceição Nascimento, que conclui seu segundo mandato com alta aprovação.
Essa união política, jamais vista em Lucrecia ou outro município do Rio Grande do Norte, teve como principal condutor o prefeito da época, Walter Araujo.
Waltinho, como é conhecido, trabalha agora com a prefeita Ceição e com as demais lideranças para manter a união de forças na cidade em torno do seu retorno à prefeitura em composição com vários partidos.
A avaliação predominante é que a unificação política trouxe grandes benefícios para a cidade sob forma de obras e programas que contaram com recursos e emendas de parlamentares de vários partidos, entre os quais se destacaram o deputado federal João Maia, a senadora Zenaide e os deputados estaduais Dr Bernardo e Getúlio Rego.
“A democracia prevê a convivência de contrários. Quer seja em disputa ou em convergência. Lucrécia optou pela convergência onde todos trabalham numa mesma direção: o desenvolvimento da cidade. E o resultado está aí. Não temos uma postura de comando mas de parceria e de coparticipação na gestão e nas decisões políticas. É assim que mantemos essa união, onde todos são ouvidos e todos participam”, explica Waltinho, que conta com o apoio da prefeita Ceição e, até aqui, de 8 dos 9 vereadores.
Walter é filho do ex-prefeito Amaro Bandeira, que teve dois mandatos e foi eleito pela primeira vez em 1976, também como candidato único. E é irmão do ex-secretário estadual do Planejamento e Finanças Vagner Araújo, que assim como o pai e o irmão, foi prefeito por duas vezes, quando tornou Lucrécia a primeira cidade do estado 100% saneada.
FONTE: thaisagalvao.com.br