O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), por meio de seu projeto especializado em Cidades Inteligentes, o Smart Metropolis, criou um aplicativo que promete auxiliar no combate à violência contra mulheres no estado do Rio Grande do Norte. Chamada Salve Elas, a aplicação funciona como um canal direto com a polícia e permite acionar rápida e discretamente as autoridades em caso de risco à integridade física.

Totalmente conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a aplicação já está disponível para download no Google Play (celulares com sistema Android). Segundo Frederico Lopes, professor do IMD envolvido no desenvolvimento do aplicativo, a solução representa mais uma forma de aliar tecnologia à segurança e ao bem-estar da população.

“Quando falamos de Cidades Inteligentes, falamos de uma cidade que faz uso, entre outros recursos, de tecnologia pelo bem do cidadão. E uma das premissas é que os sistemas sejam integrados, ou seja, que as soluções de vigilância e segurança conversem entre si. E o aplicativo foi criado nesse contexto”, comenta Lopes.

O aplicativo foi oficialmente lançado no último mês de 2023, durante um evento do Governo do Estado que marcou uma campanha de combate à violência contra a mulher.

Aplicação discreta

Salve Elas funciona como uma aplicação discreta, rápida e com ligação direta com o Ciosp – unidade que une diferentes agentes policiais do RN. O sistema também está associado às Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), instituições responsáveis pela segurança de mulheres em situação de risco de agressão, como violência doméstica, entre outros delitos.

POR ISMAEL MEDEIROS

FOTO- REPRODUÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.