O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda na cidade de Luís Gomes, no Oeste do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira 1°. O petista inspecionou obras do Ramal Apodi da Transposição das Águas do Rio São Francisco. O presidente veio ao Estado acompanhado dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Márcio Macêdo (Secretária-geral) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

“O Rio São Francisco não é de ninguém, é do Brasil, do povo brasileiro. Ele nasce em Minas Gerais e deságua no Nordeste. Nós temos que fazer com que essa água, antes de chegar ao mar, seja repartida para 12 milhões de pessoas que moram no setor mais seco do País”, disse o presidente sobre a transposição.

O trecho que Lula visitou é o Túnel Major Sales, que tem 6,3 quilômetros de extensão. Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no RN, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros, incluindo o túnel.

“Quando eu venho a uma cidade como Luís Gomes, e vou visitar um buraco que vai ter 6 quilômetros de comprimento, que vai passar um pouco da água para levar pra 54 cidades, eu fico realizado. Porque é um sonho realizado ver o povo nordestino tomar água tratada, ter água pra cuidar da sua cabrinha, do seu jumento, do seu bode. A gente não pode ficar dependendo de carro-pipa”, completou.

A governadora Fátima Bezerra (PT) também discursou no evento e afirmou que o Governo Lula entregará até 2026 todas as obras que vão garantir a chegada das águas do Rio São Francisco do RN.

O Ramal do Apodi teve sua obra iniciada há dois anos. Atualmente, está com 27% da execução concluída. A previsão é que o empreendimento fique pronto no fim de 2025. O ramal vai beneficiar 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O investimento é de R$ 1,3 bilhão.

Além de Fátima, Lula e os ministros, estavam presentes na cerimônia o vice-governador Walter Alves (MDB), a senadora Zenaide Maia (PSD), os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides e os deputados estaduais Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas, além de prefeitos de todas as regiões do Estado.

Presidente Lula reclama de dor no quadril

Durante discurso, Lula reclamou de dores no quadril e confirmou que vai se submeter a uma cirurgia no fim de setembro, quando voltar de agendas internacionais em Cuba e nos Estados Unidos.

O problema de Lula, uma artrose na ligação entre o fêmur direito e o quadril, incomoda o petista desde a campanha eleitoral do ano passado e, segundo ele, tem piorado. A previsão é que o presidente faça uma cirurgia no dia 29 de setembro, mas a data não está 100% definida ainda e pode ser adiada para a primeira semana de outubro.

“Desde o ano passado tenho um problema na cabeça do fêmur, desde o ano passado estou sendo instigado a fazer uma cirurgia no quadril. E eu não quis fazer, porque primeiro estava em campanha, não ia fazer. Depois eu ganhei e falei: ‘não posso parar agora e ir para o hospital, eu preciso governar esse país, recuperar tudo que destruíram. E agora [este ano], não posso parar enquanto não viajar”, relatou Lula.

“Eu vou parar porque eu quero confessar para vocês que essa dor dói de manhã, dói de dia, dói sentado, dói em pé, dói deitado e não tem remédio. O remédio é operar. Então eu muitas vezes fico em pé, sabe Deus a dor que eu estou sentindo”, afirmou.

Agora RN*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.