Uma das obras mais aguardadas pela população de São José do Seridó e Jardim do Seridó é sem sombra de dúvidas a conclusão dos serviços de recuperação da barragem Passagem das Traíras, reservatório que fica na zona rural de Jardim e de São José.
De acordo com o que a reportagem pode apurar falta pouco mais de 35% para a obra ser concluída totalmente.
È um desejo antigo de quem precisa da águas do reservatório como é o caso de Jardim do Seridó que já tem um adutora e que necessita destas águas para abastecer a cidade seridoense.
O mesmo caso é de São José do Seridó que teve uma obra da adutora Barragem das Traíras iniciadas e que se a barragem concluir seus trabalhos e a adutora tiver suas obras reiniciadas e concluídas será um alento para a cidade que sofre com a má qualidade de seu abastecimento já que os poços que atendem ao município não possuem água suficiente para um abastecimento normal.
Há anos São José do Seridó pena com esta realidade. A conclusão das obras de melhorias da barragem e a conclusão da adutora seria dois importantes acontecimentos para a cidade.
A fiscalização dos serviços na barragem das Traíras está a cargo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), instituição vinculada ao MDR local.
A obra da barragem vai garantir segurança hídrica a 50 mil pessoas da região.
O que se espera, que será de grande importância para as comunidades ribeirinhas, agricultores, pescadores e as cidades de São José do Seridó e Jardim do Seridó, é que essa obra conclua-se , que a comporta seja restabelecida e que este importante reservatório passe a funcionar normalmente garantindo assim segurança hídricas a estas populações e trabalhadores que sobrevivem dos serviços ofertados pela barragem.
Crédito das fotos: Paulo teclas