O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vistoriaram nesta segunda-feira (1º), a obra do Ramal do Apodi, uma das estruturas do Programa de Integração do São Francisco (Pisf).

Essa é a primeira visita de Lula ao RN após assumir o terceiro mandato como presidente da República, em janeiro deste ano. Após a visita ao Ramal, ele seguiu para um palanque em Luís Gomes, onde apoiadores e aliados políticos o esperavam.

No discurso, Lula defendeu a realização do projeto de transposição do Rio São Francisco e citou a demora para que a obra – cujo projeto primário existe desde 1847 – fosse colocada em prática.

“O Rio São Francisco não é de ninguém, é do Brasil, do povo brasileiro. Ele nasce em Minas Gerais e desagua no Nordeste. Nós temos que fazer com que essa água, antes de chegar ao mar, seja repartida para 12 milhões de pessoas que moram no setor mais seco do país. E assim tomei a decisão de fazer”, disse o presidente.

Em entrevista ao jornal tribuna do norte, Lula afirmou que tanto a barragem de oiticica como a totalidade da obra da reta tabajara, serão entregues em 2025 “Neste ano, já foram duplicados 2,3 km e outros 4,7 km serão entregues até dezembro, totalizando 7 km em 2023 finalizando a duplicação do trecho de estrada, a mais importante. O edital para a execução do trecho urbano, incluindo vias marginais e o viaduto de acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, será publicado ainda neste ano.”

A parte mais importante que se refere Lula, fica compreendido entre o acesso ao aeroporto de Natal e a antiga rotatória das BR´s 304 e 226, onde um viaduto já foi liberado para tráfego, esse trecho de grande movimento deve ser liberado até o fim do ano, o que já é um gigante alento para quem trafega nesse trecho tão movimentado e perigoso.

Texto com informações do G1/RN e Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.