Com agenda na Capital Federal, iniciada na quarta-feira (31), a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, participou da primeira reunião de diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Diretora e representante de municípios de pequeno porte na estrutura diretiva do Conasems, Maria Eliza Garcia teve a oportunidade de debater junto a outros representantes d a saúde pública brasileira sobre o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Os debates foram conduzidos pelo secretário Nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes. A ministra da saúde, Nisia Trindade, se fez presente nesta agenda.
“Este tema tem grande relevância e preocupa a todos nós em virtude da inserção de novos indicadores que monitorarão os territórios municipais no tocante a APS”, pontuou a presidente do Cosems-RN, destacando seus posicionamentos, reflexões e questionamentos acerca da execução deste novo financiamento.
Ainda de acordo com Maria Eliza Garcia, segundo o que foi exposto pelos representantes do Ministério da Saúde, os municípios não terão perdas financeiras e sim, um acréscimo financeiro de acordo com o índice de vulnerabilidade verificado. A agenda institucional da presidente do Cosems-RN teve continuidade nesta quinta-feira (1º), durante os debates ocorridos entre Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de saúde e Conasems na CIT (Comissão Intergestores Tripartite). A titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, também esteve participou da agenda.