Na semana passada houve duas reuniões na EMATER, uma com os produtores fornecedores e outra com os representantes de instituições beneficiárias, sobre o inicio do (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea na modalidade Compra Direta da EMATER que se deu na última terça feira dia 21 de maio São José do Seridó, o Programa de Aquisição de Alimentos é federal e executado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN), faz a doação dos produtos simultaneamente.
Em São José do Seridó, 06 (seis) produtores(ras) e 06 (seis) foram Instituições foram cadastrados previamente.
O PAA deu prioridade à aquisição de produtos in natura da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, mulheres e jovens rurais.
A seleção e cadastramento de fornecedores e de entidades foi conduzida através dos escritórios local, com apoio da equipe regional e estadual da Emater-RN, inicialmente 06 (seis) famílias cadastradas para fornecerem seus produtos, obedecendo os critérios do programa, incluindo 50% de novos agricultores no programa, um mínimo de 50% de mulheres.
Dentre os produtos previstos inicialmente, já está sendo adquirido: Abóbora, acerola, cajá, feijão macaçar, limão, mamão, maxixe, pinha, melancia, milho verde, entre outras frutas e hortaliças que ainda será recebida durante a execução do programa.
A EMATER empenhou em produtos para o município de São José do Seridó, R$14.000,00, podendo ser renovado esse valor na segunda etapa ainda este ano, esse recurso além de adquirir os produtos dos agricultores familiares diretamente a preços justos, melhora a qualidade na merenda escolar e aquece o comercio local. Outro ganho para o município é que esses produtores conseguem receber um orientações técnicas em relação à produção, armazenamento e comercialização da sua produção.
‘’Cabe ao município de São José do Seridó, disponibilizar uma Central de Recebimento adequada e identificada com placa padronizada, de pessoal para auxiliar no controle de recebimento, toda logística da distribuição, armazenamento e de transporte até as instituições beneficiadas, entre outras atribuições firmadas em acordo de cooperação técnica celebrado entre EMATER e Prefeitura’’, Explica Edmilson Martins chefe de EMATER em São José.